Pesquisas de qualidade usando o NPS – Net Promoter Score

Em um mercado que se caracteriza pela alta competitividade, monitorar a qualidade é um processo fundamental para negócios de todos os setores e tamanhos. É preciso garantir que a marca atenda as expectativas dos consumidores. E não apenas sobre a qualidade dos produtos ou serviços.

Mais do que nunca, hoje o atendimento ao cliente ocupa um papel estratégico para as empresas. Sendo o ponto de contato entre as marcas e os consumidores, o atendimento influencia e até mesmo dita diretamente a experiência de consumo, exigindo uma gestão cuidadosa.

É possível monitorar a qualidade do atendimento e da experiência do cliente utilizando a métrica de satisfação mais aplicada no mundo: o NPS, sigla para Net Promoter Score.

O que é o Net Promoter Score (NPS)? 

NPS scale and formula promotion marketing scoring and promotional netting teamwork infographic vector illustration isolated on white

O NPS é uma métrica criada com o objetivo de medir a satisfação do cliente junto a uma marca, avaliando a probabilidade do consumidor a recomendar para outra pessoa. Em outras palavras, o Net Promoter Score avalia a possibilidade de um cliente se tornar um promotor de sua marca.

O método é simples, partindo da pergunta:

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa a um amigo, colega ou conhecido?”

As respostas são classificadas em três grupos:

  • Detratores (0 a 6);
  • Passivos (7-8);
  • Promotores (9-10).

A pergunta única e fechada estimula respostas e fornece uma resposta objetiva, que tornar a análise e cálculo do NPS mais simples.

Calculando o NPS de sua empresa

Net score nps promoter marketing illustration management organization isolated vector concept

Encontrar o índice NPS de sua empresa é mais fácil do que você imagina. Confira o passo a passo:

  • De posse das respostas dos clientes, insira os dados em uma planilha, dividindo os mesmos nas três categorias propostas: detratores, passivos e promotores;
  • Calcule o total de cada grupo e divida esse número pelo número total de respostas. Dessa forma você terá a porcentagem de cada grupo;
  • Para chegar ao seu índice NPS, basta subtrair a porcentagem total de detratores da porcentagem total de promotores. 

É importante notar que o índice Net Promoter Score é representado sempre por um número inteiro, não por porcentagem, bem como pode ser negativo, quando, por exemplo, a porcentagem de detratores é maior que a de promotores.

Esse é um método que permite ao empreendedor conhecer e compreender a força de sua marca junto aos consumidores. A partir dos resultados encontrados é possível partir para análises mais específicas, verificando índices chaves dos processos para compreender os gargalos que levam a esse cenário.

Em um cenário de alta competitividade, suas ações frente ao seu negócio precisam ser baseadas em dados. Com o uso da coleta e análise de informações, é possível obter um olhar mais preciso sobre o seu negócio e assim tomar decisões mais assertivas.

Monitore a qualidade em sua empresa. Utilize o NPS e descubra como seus clientes se relacionam e sentem a sua marca.

Até a próxima!

SAC
0800 880 8801

Comercial
0800 880 8898

Posso ajudar?
comercial@m2g.com.br

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.