Como usar o WhatsApp no atendimento na minha empresa?

Desde o seu lançamento, o WhatsApp se tornou um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no mundo. Hoje, cerca de 2 bilhões de usuários utilizam o aplicativo diariamente no mundo todo.

O Brasil tem uma relação especial com o WhatsApp. Segundo pesquisa da consultoria Accenture, existem 160 milhões de usuários da ferramenta no país. O app de mensagens instantâneas é utilizado por 92% dos brasileiros.

Já há algum tempo empresas de diferentes setores perceberam a força da plataforma para impulsionar negócios, utilizando o WhatsApp como canal de comunicação com os consumidores, seja para tirar dúvidas, obter e enviar informações ou mesmo vender.

Se o seu negócio ainda não utiliza o WhatsApp, saiba que você pode aproveitar uma excelente oportunidade para crescer e vender mais. A mesma pesquisa da Accenture apontou que 83% dos consumidores brasileiros o utilizam para fazer compras.

 Utilizando o WhatsApp em seu negócio

Hoje o WhatsApp conta com uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para ser utilizada por empresas. O WhatsApp Bussiness é uma ferramenta gratuita que conta com funções voltadas ao atendimento ao cliente profissional, como por exemplo:

  • Cadastro de mensagens automáticas;
  • Criação de catálogos;
  • Informações de contato;
  • Descrição de marcas;
  • Tagueamento de conversas.

Para começar a utilizar a ferramenta é fácil: basta baixar a versão do Whatsapp Business em seu dispositivo e criar uma conta. Caso já utilize uma conta pessoal em seu atendimento, você pode realizar a migração da mesma para a versão comercial.

É inegável o enorme potencial do app para alavancar suas vendas.  Segundo levantamento da Accenture, 73% das pequenas e médias empresas que utilizam o app em seu negócio afirmam que o WhatsApp aumentou o volume de vendas.

O potencial da ferramenta nos negócios, porém, não se realiza sozinho. É preciso contar com uma boa estratégia de comunicação, bem como o uso de soluções que facilitem o fluxo de seu atendimento, integrando o WhatsApp aos outros canais de seu negócio.

Conquistando os melhores resultados com o WhatsApp em seu negócio

O que em partes explica o sucesso do app como ferramenta de atendimento ao cliente é que seu uso permite uma comunicação mais ágil, fácil e humanizada. 

Confira abaixo alguns cuidados para conquistar melhores resultados com o uso do app em sua empresa no atendimento ao cliente.

Tenha uma conta profissional:

A profissionalização é essencial para obter sucesso com o uso do WhatsApp. Baixa a versão Business, que conta com uma série de funções que permitem prestar um atendimento profissional, sem riscos de se confundir com sua conta pessoal.

Defina um horário exclusivo para atendimento:

Na versão Business é possível definir seus horários de atendimento. Assim, os consumidores não se sentirão ignorados quando enviarem mensagens fora desse horário. 

Seja ágil nas respostas:

Quem realiza contato pelo aplicativo de mensagens tem a expectativa de ser respondido com agilidade. Sua equipe precisa estar preparada e os processos de atendimento precisam ser claros para que o atendimento seja feito de forma rápida.

Utilize a ferramenta a seu favor: 

Explore os recursos do WhatsApp Business para aprimorar seu atendimento, como por exemplo, a configuração de respostas automáticas.

Faça a gestão do atendimento ao cliente:

O atendimento ao cliente também precisa de uma boa gestão, caso contrário existem grandes riscos de clientes ficarem sem respostas, haver demora na conclusão de solicitações e erros que comprometem sua reputação.

Invista no Omniflow:

O Omniflow é a solução que permite integrar seus canais de comunicação, formando um fluxo único de atendimento que facilita a gestão e controle do mesmo, evitando que informações se percam, solicitações não sejam respondidas e minimizando a ocorrência de erros, uma vez que qualquer atendente tem acesso a toda jornada do consumidor junto ao seu negócio.

Utilizar o WhatsApp como canal de comunicação de seu negócio, realizando o atendimento ao cliente e vendendo seus produtos/serviços, é fundamental para quem deseja obter o sucesso em um mundo cada vez mais digital.

Para saber mais sobre como integrar os canais de atendimento de sua empresa e acertar na sua estratégia de atendimento ao cliente, continue acompanhando nosso blog e siga nossas páginas nas redes sociais.

Até a próxima! 

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