Como resolver as reclamações dos clientes na área da saúde dentro do prazo da ANS e evitar a NIP?

Quando procuramos um serviço de saúde, geralmente o fazemos por enfrentarmos alguma doença, dores ou outros problemas em nosso organismo. Dessa forma, esse costuma ser um momento de fragilidade, onde estamos mais sensíveis.

Para planos de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios, isso significa lidar com um público exigente que está pronto a externar sua insatisfação quando há falhas na prestação de serviços. E essas falhas ocorrem especialmente no atendimento.

Um levantamento do Reclame Aqui, maior plataforma de solução de conflitos entre empresas e consumidores da América Latina, realizado em 2016, apontava que o atendimento era a principal reclamação dos consumidores em relação aos serviços de saúde. 

Esse cenário pouco se modificou desde então, mesmo com a atuação da Agência Nacional de Saúde (ANS) que regula o setor. Entre as medidas implantadas pela ANS visando modificar esse quadro, a obrigatoriedade de resposta em determinado prazo de tempo se destaca. As empresas que não cumprem a regulamentação estão sujeitas a multas, entre outras sanções.

Porque investir na melhoria do atendimento em empresas da área da saúde 

Ser autuado pela ANS é péssimo para a sua reputação e para os seus resultados. Você não quer que os ganhos que sua instituição tanto se esforçou para obter sejam corroídos pela aplicação de Notificação de Interdição Preliminar (NIP) devido a falhas no atendimento.

Isso, contudo, não é a principal motivação para que concentre esforços e investimentos na melhoria do seu setor de atendimento ao cliente. Um bom atendimento faz muito por sua empresa, com destaque para:

  • Melhora da eficiência operacional;
  • Aumento na retenção de clientes;
  • Ganhos na aquisição de clientes – clientes satisfeitos são embaixadores da sua marca e a divulgam a terceiros espontânea e gratuitamente.

Entre as reclamações ligadas ao atendimento ao cliente na área da saúde, a longa espera, falta de resposta e confusão nas informações prestadas, estão entre as principais. A boa notícia? É possível solucionar todos esses problemas!

Aprimorando o atendimento ao cliente para resolver reclamações com rapidez e eficiência

Contar com uma equipe de atendimento capacitada, que conhece os processos, ferramentas, rotinas e serviços de sua empresa, proativa, engajada, motivada e adequada às demandas, é apenas um dos fatores para aprimorar o setor em seu negócio.

Você pode contar com profissionais incríveis, sem o uso das ferramentas certas, os resultados estarão longe dos ideais. Imagine, por exemplo, ter de lidar com diferentes canais de comunicação e sistemas. A dificuldade de organizar e condensar as informações leva a demora e atrasos no atendimento, bem como facilita a ocorrência de erros.

Soluções Omnichannel e Omniflow são ideais para esses casos. Integrando os canais e fluxos de atendimento, facilitam a operação e gestão do atendimento, permitindo agir de forma assertiva para superar gargalos e agregar maior agilidade e qualidade na comunicação com seus clientes.

Com saúde não se brinca. Ofereça a melhor experiência em serviços para os seus clientes e pacientes em todas as etapas da jornada junto a você. Quando sua empresa oferece um atendimento de qualidade, você garante a maior satisfação daquele que te busca em um momento frágil.

Invista em soluções como o Omnichannel e Omniflow para aprimorar seu atendimento, faça de seus clientes seus fãs e evite ser autuado pela ANS por descumprir o prazo de resposta.

Até a próxima! 



Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.