9 passos para diminuir o tempo de atendimento ao cliente em sua empresa

Vivemos em um mundo de alta velocidade. Estamos sempre com pressa, ainda que nem sempre saibamos o porquê disso. Essa realidade se aplica também às relações de consumo. Queremos ser bem atendidos e receber os produtos ou serviços adquiridos o mais rápido possível.

Para as empresas, esse cenário representa um desafio. Demoras no atendimento, por exemplo, prejudicam toda a experiência de compra, dificultando a fidelização de clientes e promovendo índices de cancelamento.

Seu atendimento não precisa – e não pode – ser fonte de prejuízos. Com uma boa gestão, e utilização de boas práticas, é possível conquistar um atendimento mais ágil, sem perda de qualidade. Um bom setor de atendimento fortalece sua marca, faz de clientes fãs, alavanca seus resultados, bem como reduz custos e perdas.

Quer contar com todos esses benefícios em seu negócio? Então vem com a gente conferir nove passos para diminuir o tempo de atendimento ao cliente.

Diminuindo o tempo de atendimento ao cliente em nove passos  

Analise as características dos canais disponíveis:

Se até pouco tempo o telefone e e-mail eram os canais de comunicação utilizados pelas empresas, hoje é possível trabalhar com uma série de opções que facilitam o atendimento, como as redes sociais, aplicativos de mensagem, entre outros. Analise as opções de canais disponíveis para definir quais os mais indicados ao seu negócio.

Defina critérios e processos:

Assim como em outros setores de sua empresa, o atendimento também deve contar com processos e critérios claros e bem definidos. Os operadores devem saber quais as prioridades e como agir em cada situação.

Tenha um plano para situações emergenciais:

É impossível controlar todos os riscos, contudo, é possível definir planos de ação para quando as emergências ocorrem, evitando pegar a sua empresa de surpresa e assim atrapalhar a produtividade do atendimento.

Mantenha a equipe informada e os dados atualizados:

Possibilitar que a equipe de atendimento tenha um amplo acesso a informações e dados relacionados à empresa, produtos/serviços e negócios, permite um atendimento mais fluido e ágil. Ter todas as informações disponíveis ao alcance do atendente é fundamental, pois caso contrário o atendente terá que pesquisar os dados em vários locais, aumentando o tempo de atendimento..

Realize treinamentos periódicos:

Realizar treinamentos periódicos permite manter sua equipe sempre atualizada, agindo na solução de um dos maiores gargalos do atendimento: a ação humana.

Organização é fundamental:

A organização é um fator fundamental na produtividade. Quem deseja reduzir a demora no atendimento ao cliente precisa contar com soluções que ajudem a organizar o setor, possibilitando as condições para que sua equipe execute o trabalho da melhor forma.

Realize feedbacks:

O feedback é um processo fundamental para promover a melhoria contínua, devendo ser realizado tanto junto dos colaboradores quanto dos fornecedores. É uma oportunidade de reforçar o que está funcionando, identificar e corrigir o que não está.

Trabalhe com indicadores de desempenho:

O que não é medido não pode ser gerenciado. Defina indicadores chaves de desempenho, mensure e analise os mesmos. Com eles você vai descobrir a qualidade efetiva do setor de atendimento e promover melhorias assertivas.

Conte com o OMNIflow da M2G:

Nossa solução OMNIflow integra seus canais e processos de atendimento em um só lugar, permitindo obter uma melhor gestão, facilitando o trabalho da equipe e diminuindo a demora no atendimento aos clientes.

Quer ter acesso a mais dicas para aprimorar seu setor de atendimento ao cliente? Continue acompanhando nosso blog e siga nossas páginas nas redes sociais.

Vem conversar com os especialistas da M2G e descobrir o que podemos fazer por seu atendimento.

Até a próxima!

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