6 dicas para descobrir a dor do cliente e melhorar a experiência de consumo no seu negócio

Você já ouviu falar sobre a dor do cliente? O termo tem sido cada vez mais comum no dia a dia das organizações, que diante de um cenário de alta competitividade precisam redobrar seus esforços para atrair e reter consumidores.

As mudanças nas relações de consumo obrigaram as empresas a buscarem novas formas para se comunicar e se relacionar com seu público. Esse movimento abriu a chamada “Era do Cliente” onde os consumidores e a experiência de compra estão no centro das relações de consumo.

Quando uma marca vai vender o seu produto, o foco não deve ser nas características e propriedades do mesmo, mas sim em como ele é capaz de suprir as necessidades de seus clientes. Necessidades essas que podem ser explícitas ou até mesmo desconhecidas.

Assim, conhecer a dor (ou dores) do cliente é um passo essencial tanto para o desenvolvimento de estratégias de marketing, como para adequação de processos e do setor de atendimento ao cliente.

O que é a Dor do Cliente? 

A dor do cliente está diretamente relacionada ao entendimento das necessidades do mesmo. Qualquer necessidade? Não, apenas aquelas que são relacionadas ao seu produto ou serviço, ou seja, a dor cliente são os motivos que provocam desejo nos consumidores a partir de uma situação problema. É o motivo pelo qual o público precisa da sua empresa.

Em modelos de negócio Business 2 Business (B2B), as dores dos clientes são agrupadas em quatro categorias principais: financeiras, produtividade, processo e suporte. Já naqueles que atendem de forma direta o consumidor final, o leque de dores possíveis é muito mais abrangente.

Convenhamos, não faltam necessidades profundas em nosso dia a dia, sejam elas evidentes, latentes, previsíveis ou desconhecidas. Dessa forma, um consumidor pode ser impulsionado a procurar seu negócio pelos mais variados motivos.

Para encontrar “a dor” do cliente de sua empresa de forma assertiva, confira as seis dicas que separamos para você.

6 dicas para encontrar e utilizar a dor do cliente em seu negócio

Tenha seu público-alvo definido: qualquer estratégia eficiente para o seu negócio exige que você tenha um conhecimento mínimo de quem é seu público. Se você ainda não definiu o seu, não perca mais tempo. Quem vende para todo mundo, não vende para ninguém. 

Vá além e conheça seus clientes: o público-alvo é uma ferramenta importante, contudo, ele proporciona apenas uma fotografia geral de seus potenciais consumidores. Para descobrir as dores dos clientes, você precisa conhecê-los de verdade. Isso pode ser feito através de pesquisas de mercado, mesclando pesquisas mais gerais com outras mais elaboradas.

Levante hipóteses: levantar hipóteses é sempre importante no processo investigativo. Defina quais são as possíveis dores dos clientes e suas respectivas categorias, elaborando testes e outras formas de descobrir se elas são reais. É um processo que ajuda a afunilar as opções.

Relembre seu propósito: Antes de tudo, por que você começou o seu negócio? Qual o seu propósito com a sua marca? Essas são duas questões importantes no início da investigação sobre a dor do cliente. Afinal, se o propósito da sua empresa não está alinhado com essa dor, é preciso repensar se está no caminho certo.

Use seus clientes atuais a seu favor: realizar pesquisas com seus clientes atuais é uma excelente forma de compreender seu público a partir de uma amostra reduzida e que já conhece sua marca, estando assim mais disposta a contribuir.

Analise seus indicadores: se lembra de quando falamos que os consumidores podiam ter dores que eles nem conheciam ainda? Isso inclui o atendimento e processos de suas empresas, que precisam ser eficientes e sem erros para que não seja motivo de dor, mas aliados da experiência de consumo. Para isso, é importante analisar seus indicadores chave periodicamente e aplicar a melhoria contínua.

Coloque o cliente no centro de sua empresa. Investigue e descubra as dores de seu público e ofereça uma experiência de consumo positiva e inesquecível.

Até a próxima!

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