5 dicas incríveis para melhorar seu atendimento ao cliente

Nas novas relações de consumo impulsionadas através das transformações provocadas pelo mundo digital, o atendimento ao cliente ganha o status de setor estratégico nas empresas, cumprindo um papel fundamental nos resultados obtidos. 

Em um cenário onde o cliente ocupa o centro da relação de consumo, oferecer experiências de compra memoráveis é essencial para manter-se relevante no mercado. Sendo o atendimento a interface pela qual o consumidor interage com a sua empresa, ele afeta diretamente a qualidade dessa experiência.

É preciso que seu negócio compreenda essa realidade e invista em práticas e ferramentas que permitam alcançar a maior qualidade possível no atendimento ao cliente, de forma a transformar consumidores em fãs da sua marca.

Como fazer isso? Vem com a gente para aprender cinco dicas para que o seu atendimento trate seu público com excelência e jogue a favor dos seus resultados.

5 dicas de atendimento para conquistar seus clientes

Seu atendimento precisa ser ágil:

Um dos aspectos de maior impacto na percepção do cliente sobre a qualidade do atendimento é o tempo de resposta. Os novos consumidores desejam que as interações online ocorram tão rápido quanto aquelas realizadas cara a cara.

Caso o seu atendimento esteja demorando em responder às solicitações de clientes, as chances de que consiga fidelizar algum deles cai consideravelmente, ao mesmo tempo em que os riscos do cancelamento da compra aumentam.

Para oferecer a mesma qualidade de atendimento em todos os canais de comunicação, sua empresa pode adotar o SLA, sigla para Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, documento que define os parâmetros a serem seguidos em combinação com o cliente.

Aposte nos chatbots:

Os chatbots são robôs com inteligência artificial que realizam o atendimento aos clientes de forma automatizada, sendo um excelente aliado para conquistar maior agilidade em seu atendimento sem que haja perda de qualidade.

Embora alguns consumidores ainda apresentem certa resistência em interagir com essas plataformas, cada vez mais indivíduos se acostumam com os chatbots, que nos próximos anos deve ganhar espaço nas organizações, uma vez que ajudam a aliviar a demanda sobre os atendentes e evitar a perda de clientes por falta de respostas.

Conte com canais de comunicação integrados:

Vivemos em um mundo multiplataforma e seu atendimento também precisa ser. Seus consumidores devem ser capazes de entrar em contato com a sua empresa pelo canal preferido ou mais conveniente, podendo, inclusive, utilizar mais de um canal ao longo de sua jornada de consumo.

Essa comunicação, contudo, deve ser fluida, mantendo a mesma experiência independente do canal escolhido. Para alcançar esse objetivo, realizar a integração dos canais de comunicação com soluções omnichannel é fundamental.

Pratique um atendimento atencioso e empático:

Atender rápido é fundamental, mas de pouco vale ser ágil no atendimento se a equipe não souber tratar bem o cliente. É preciso capacitar seus colaboradores para que eles sejam capazes de oferecer um atendimento atencioso e proativo. 

Além disso, a empatia é essencial para estabelecer um vínculo com esse consumidor e ser capaz de dar respostas mais assertivas às necessidades e solicitações destes.

Tenha um atendimento humanizado:

Utilizar chatbots, como sugerido acima, não significa que você deva ter um atendimento robotizado. Quando falamos de consumo, o aspecto humano é fundamental. Mais do que com marcas e produtos, nos identificamos com pessoas. Seu consumidor precisa saber que do outro lado da tela, ou do telefone, está uma pessoa capaz de atender e compreender suas necessidades.

Aplicando essas cinco dicas em seu negócio, temos certeza que você vai elevar a qualidade de seu atendimento ao cliente permitindo que sua empresa vá ainda mais longe na trajetória rumo ao sucesso.

A M2G é especialista em soluções de tecnologia voltadas ao atendimento ao cliente. Vem conversar com um dos nossos especialistas e agende sua demonstração gratuita da nossa solução omnichannel.

Até a próxima!

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