Por que os sistemas em nuvem são seguros?

Com certeza você já ouviu falar da nuvem e dos sistemas que usam essa infraestrutura para funcionar. O investimento nessa tecnologia vem crescendo mundialmente, inclusive no Brasil: segundo o estudo “Desempenho Global sobre Computação em Nuvem”, feito pela empresa BSA com 24 países que lideram o mercado de Tecnologia da Informação mundial, o Brasil saltou da 22ª posição em 2016 para a 18ª em 2018 (e ainda tem muito espaço para crescer).

O fato é que os sistemas de armazenamento, backup e computação local, conhecidos como sistemas legados, não suprem as necessidades atuais de suportar cada vez mais dados e de oferecer fácil acesso remoto. Porém, quando falamos de algo corporativo, online e com possibilidade de acesso remoto, pode surgir a impressão de que é algo desprotegido, que qualquer um consegue ver, como uma página de Facebook ou um site. Nada disso: os sistemas em nuvem são altamente seguros e vamos explicar os 3 grandes motivos.

O que é a nuvem?

De forma resumida: a nuvem é uma rede de servidores localizados em datas centers pelo mundo todo, ou seja, em locais onde os dados são armazenados. Se um software ou sistema está “na nuvem”, por exemplo, ele está armazenado em servidores de data centers especializados, disponíveis para acesso remoto, em vez de estar instalado localmente em sua empresa.

Vamos à segurança

            São diversos os motivos pelos quais os sistemas em nuvem são seguros. Separamos 3 deles para te mostrar.

Apenas usuários autorizados podem acessar

Cada usuário do sistema em nuvem precisa ter o acesso autorizado, o que é feito considerando muitas camadas de proteção, como senha e solicitação de autenticação forte. Inclusive, é possível deixar certas pastas ou áreas do sistema em nuvem ocultas para determinados usuários, garantindo segurança no acesso. Os provedores de serviço de hospedagem fazem investimentos significativos para proteção dos dados e aplicação de atualizações de segurança, reduzindo a possibilidade de ataques cibernéticos com o acesso de hackers.

Confiabilidade da infraestrutura

            Se você tem um servidor local na sua empresa, o que aconteceria com seus dados se, por uma infelicidade, houvesse um incêndio na corporação? Provavelmente, todas as informações, dados e arquivos da sua instituição seriam apagados. A parte física da empresa, você reconstrói, mas e todos os dados perdidos (inclusive de clientes)?

            Os sistemas em nuvem utilizam infraestruturas especialmente projetadas para garantir maior segurança e confiabilidade dos equipamentos e sistemas. Os data centers que oferecem serviços em nuvem possuem sistemas especiais de combate à incêndio, redundância em todos os pontos de falha e manutenção preventiva, garantindo um altíssimo nível de disponibilidade, podendo chegar a 99,99%.

            Além disso, as empresas de hospedagem também oferecem serviços de distribuição de dados, de forma a manter os sistemas replicados em data centers localizados em diferentes regiões, assim, em caso de uma falha ou catástrofe em um local, os sistemas continuam funcionando normalmente, pois estão duplicados em outro lugar.

Constante investimento em segurança

            Há uma preocupação em relação à segurança em todas as empresas, mas as empresas que trabalham com a hospedagem em nuvem se preocupam muito mais, pois sabem da grande responsabilidade de gerenciar algo tão importante, além de estarem sujeitas à multa no caso de descumprimento de alguma obrigação. Há um alto investimento em segurança, melhorias e previsão de possíveis erros para agir antes de algo negativo acontecer.

            A continuidade de negócios após uma catástrofe sempre foi uma preocupação das grandes empresas. Essa preocupação aumentou significativamente após a tragédia que ocorreu em 11 de setembro de 2001, em Nova York, em que várias empresas que tinham seus sistemas localmente nos edifícios do World Trade Center perderam tudo. Atualmente, a computação em nuvem é uma solução segura e economicamente viável.

A solução omniflow da M2G é um sistema em nuvem que utiliza modernos data centers, visando segurança, maior confiabilidade e estabilidade para os clientes.

 

 

Agende uma demonstração


Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.