7 dicas para aumentar a produtividade da equipe

Comandar uma equipe é um dos maiores desafios dos líderes e gestores. Tudo o que as empresas querem é ter colaboradores empenhados em realizar suas tarefas da melhor forma no menor período de tempo possível, ou seja, aumentar a produtividade. Confira 7 dicas para aumentar a produtividade da equipe.

1) Invista em cultura organizacional

O termo cultura organizacional não possui uma única definição, mas, em resumo, é o conjunto de valores da empresa colocados em prática: atitudes, regras, crenças, hábitos, linguagens e propósito. Cada colaborador precisa estar inserido na cultura.

Se a sua empresa se importa verdadeiramente com o ser humano e coloca os clientes no centro de todas as atividades, por exemplo, seus funcionários precisam ter isso internalizado também. Colaboradores que incorporam a cultura organizacional são mais engajados, se destacam e motivam outras pessoas da equipe.

2) Mantenha uma comunicação livre e clara

Cada pessoa da equipe precisa saber exatamente suas funções, suas atividades, os motivos da realização de cada uma e qual a expectativa de seus gestores em relação àquela tarefa.

Portanto, ter uma comunicação clara com o time é essencial para a manutenção ou aumento da produtividade, pois todos saberão suas funções e terão segurança em executá-las.

3) Ofereça treinamento constante

Comprometa-se em colocar o treinamento dos atuais e novos funcionários como uma prioridade da sua empresa, pois as cabeças pensantes que trabalham para você são as responsáveis por fazer a companhia crescer. O cenário ideal é oferecer treinamentos adequados aos novos funcionários antes mesmo de fazerem frente com seus clientes. Importante reforçar que os profissionais que passarem para a função de gestores precisam de treinamento adequado, pois vão orientar as outras pessoas do time.

4) Dê autonomia à equipe

            Colaboradores que sabem o que precisam fazer e estão treinados para suas funções podem tranquilamente realizar suas tarefas sozinhos. Dê autonomia à equipe, abrindo espaço e se distanciando para que eles possam realizar seus trabalhos e tomar suas próprias decisões. O time se sentirá encorajado e confiante. Ao mesmo tempo, mostre-se acessível para conversar ou esclarecer dúvidas quando alguém precisar.

5) Conheça os pontos fortes e os pontos a melhorar

            Já é de conhecimento de muitas pessoas que um funcionário com o perfil certo para o cargo produz mais e melhor. A chave para isso é conhecer os pontos fortes dos seus colaboradores, colocando-os em funções compatíveis, e os pontos a melhorar, ajudando-os nessa missão. Parte da motivação deles virá daí, pois vão fazer aquilo que fazem bem, que gostam, obtendo ótimos resultados, ao mesmo tempo em que terão o desafio dos pontos a melhorar.

6) Aproveite as ferramentas e sistemas de tecnologia

            A tecnologia está cada vez mais acessível a todas as empresas e tem criado soluções incríveis para otimizar o cotidiano. Existem aplicativos de rastreamento de tempo, ferramentas de colaboração e sistemas de gestão de atendimento, como o oferecido pela M2G, que centraliza todos os canais de atendimento da sua instituição com o seu cliente, facilitando a organização dos dados e aumentando a produtividade da equipe, uma vez que gasta-se menos tempo para fazer a mesma atividade. A solução da M2G é omnichannel.

7) Lembre-se: o colaborador é uma pessoa

            Pode ser óbvio, mas principalmente quando o assunto é produtividade, precisamos lembrar que os colaboradores são pessoas, não robôs. Isso significa que terão dias bons e ruins, ficarão doentes às vezes, vão errar vez ou outra, dentre tantas outras situações. Respeite o funcionário, ouça suas dúvidas, esteja empenhado em fazer do ambiente de trabalho um lugar melhor para as pessoas contratadas pela sua empresa. Confie nelas.

            Dica bônus: Sistemas de gestão de processos, como a solução omniflow da M2G, conseguem aumentar a produtividade de forma significativa. Esta afirmação é compartilhada pelos gestores que implantaram nossa solução e por pesquisadores que publicaram estudos sobre ganhos de produtividade com mapeamento de processos e sistemas de workflow.

Segundo o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho, apenas 54% dos trabalhadores estão realmente satisfeitos com o seu emprego atual, mas você, gestor, líder, empresário ou colaborador pode ajudar a melhorar esse cenário. É preciso colocar as pessoas no centro da empresa para a produtividade crescer, começando pelos funcionários.

 

 

Agende uma demonstração


Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.